Seja!

Essa postagem originalmente esteve [em 2015-10-25] em minha página criada no Medium — que abandonei depois que a rede se tornou paga e ter recursos premium, “bloqueando” a distribuição de textos autorais não pagos aos demais usuários. Trago-a para cá para manter o acesso livre e a todos.
Adaptei pequenezas do texto original para casar com o presente momento, mas sem perder a essência. Hoje eu acrescentaria que sei ler o tarô, por exemplo, e tenho me aprimorado cada vez mais nisso. E a falta de leitores-beta não me impediu de autopublicar meu primeiro livro [embora eu ainda precise de voluntários para o segundo].
E muito do que está escrito acabou forçosamente acontecendo durante essa pandemia/ano louco de 2020. Ainda assim, o texto é válido como incentivo [e ainda preciso internalizar tudo que tá escrito aí, já que a primeira pessoa pra quem escrevo sou eu mesmo].

———————

Há anos escrevi meu “currículo” de um jeito diferente. Saiu mais ou menos isso aqui (dei uma adaptada hoje, confesso):

“Sei usar o CAD, o SketchUp, o Photoshop, o Corel (embora eu apanhe dele, assim como todo mundo), fora o pacote Office, com direito a vídeos de apresentação com música no Power Point (porque ainda não me dediquei o bastante a programas de edição de vídeo, já que meu computador caidinho não me permitiria).
Sei fazer ebooks, sei editar podcasts, sei encaixar/mixar músicas.
Sei ler em inglês e arranho o esperanto. Sou um ótimo leitor, a propósito. E me aventuro também na escrita. Gosto disso, embora a falta de leitores-beta não me incentive a continuar escrevendo.
Também sei coordenar bem plataformas multimídias (mesmo o Facebook sabotando as páginas de divulgação).
Sei nadar também. E meu café gelado com leite e chocolate fica bem gostoso. O estrogonofe não segue um caminho lógico, mas dizem que fica uma delícia.
Sei me deslocar pela cidade e, aonde não sei ir, me viro bem pra chegar a algum canto. Sei a história de alguns pontos históricos e conheço uns lugares bem incomuns.
Adoro fotografia, mas queria saber fotografar bem.
Sei bastante coisa e procuro saber sempre mais, mas aparentemente nada disso me qualifica pra ser uma pessoa produtiva o bastante pra ter um trabalho/emprego legal…”

Foco nas últimas palavras, por favor: trabalho ou emprego legal. Legal, dentro da legalidade, e legal, divertido. Entendeu? Pois é. Isso faz diferença, sim.

Sim, estou sendo exigente e, sim, me dou esse direito. Sim, eu tenho esse direito de querer o melhor pra mim. Ou não? E você deveria começar a ter também.

É, você mesmo, que está lendo isso e mentalmente me chamando de louco. Você, que se conforma com o mercado competitivo bem estúpido que a gente vê à nossa volta.

Não, não é assim que as coisas são nem é assim que elas devem ser. Só continuam assim porque você (sim, você) não faz nada pra mudar isso. Se as coisas chegaram ao ponto em que estão é porque você permitiu. É porque seu medo te paralisou a tal modo que seus sonhos foram para o ralo.
Acredite, muitos dos meus sonhos foram para o ralo também, pelo mesmo medo e pelos mesmos motivos, e agora tenho que construí-los novamente ou sair correndo atrás de uns novos.

Quanto tempo você consegue ficar com sua família, aproveitar o crescimento dos seus filhos (ou dos seus sonhos)? Quanto tempo você dedica a você mesmo(a)? Quanto tempo por semana você tira pra ouvir sua música favorita ou assistir um filme novo que queria muito ver? Quanto tempo você dedica à leitura de um livro ou um artigo que adiou vezes e vezes incontáveis? Quanto tempo você gasta com você mesmo?
Pouco, não é? Não sobra muito tempo. Não sobra tempo algum, na verdade.
Quando é que você vai ser feliz?
Quando é que você vai ser você?
No final da vida, quando olhar pra trás, o que você vai pensar? O que você preferiria pensar? “Dediquei minha vida ao trabalho e não fui feliz” ou “tive pouco dinheiro, mas vivi realizado”?

Sim, o mercado é competitivo. Sim, as pessoas são cruéis. Sim, existem contas a pagar. Mas exatamente onde isso te impede de seguir em frente em busca da sua verdadeira felicidade? Aliás, você precisa mesmo dessas coisas atreladas a essas contas todas a pagar pra ser feliz ou isso é só um paliativo para a sua infelicidade? Você tem o direito de ser feliz, sabia? Diria mais. Diria que você tem a obrigação de estar feliz. Você está?

Não se trata de ter o que quiser e o dinheiro puder comprar. Trata-se de ser o que quiser, estar em paz e feliz. A vida nunca foi a respeito de ter, nem nunca será! — A menos, claro, que você acredite firmemente que só há o aqui e o agora e, pronto, nada mais. Nesse ponto, qual então é o sentido em continuar vivendo? Ter as coisas te faz realmente feliz? Em que essa ganância, caso seja seu objetivo de vida, te faria uma pessoa melhor e incapaz de prejudicar as pessoas à sua volta para conseguir o que quer? Você seria feliz? Conseguiria dormir à noite? Estaria realizado? Impossível. Que diferença você faria no mundo? Você sequer seria alguém.

Não, não tenho a pretensão de achar que sozinho vou resolver alguma coisa. Não quero fazer nada sozinho. Não é sozinho que a coisa se resolve, é com união. Então, sim, eu ainda acho que é possível mudar, mas isso depende também de você. Depende de você buscar um trabalho melhor, onde não se sinta explorado e vitimado a se escravizar em troca de deixar o pagamento da TV a cabo em dia — afinal, que tempo você tem pra assistir TV, já que vive para trabalhar? Depende de você, economizar um dinheiro e costumizar suas roupas mais antiguinhas, em vez de ficar preso num escritório 10h por dia para sequer ter pique de sair no final de semana e ostentar a marca que alguém resolveu estampar naquilo que você veste e que magicamente dá um surreal e dispensável valor material a um pedaço de pano.

Seja você. Faça aquilo que tem vontade. Vista-se como você mesmo. Invista-se! Conteste. Brinque. Brigue (de maneira saudável, hein!) pelo seu direito à felicidade.

Pode levar dias, meses, anos até você entender o bem que se fez, mas a realização chega e ela não tem a ver com dinheiro. Dinheiro nenhum no mundo paga uma mente tranquila e feliz, não importa quantas contas em atraso ou cartões de crédito bloqueados você tenha — experiência própria.

Se você acreditar, se fizer aquele do seu lado acreditar também, se transformar isso numa corrente positiva, o mundo pode mudar! O mundo vai mudar! Só depende de você! Isso é possível!
Quer ser feliz? De verdade?
Seja!
———————

Clique aqui para ir à postagem original no Medium @andyoliv5.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“O que você quer ser quando crescer?”

Prefiro um amor de Temperança.

Por que essa minha paixão por fotos de lugares abandonados?