Por que essa minha paixão por fotos de lugares abandonados?

Tenho uma certa paixão por fotografias de lugares abandonados — que apenas não se estende a visitações físicas por pura falta de recur$o$ e porque sei que não são seguros o bastante nem tão fáceis de adentrar.

Lembro de uma casa que havia na rua em que eu morava, cerca de 20 anos atrás, e de como eu era fascinado por ela. Na época, ainda nem sonhava em fazer faculdade de arquitetura, mas me pegava imaginando como ela seria por dentro, pelo pouco que era possível ver através do muro baixo, as plantas já mortas e as cortinas fechadas. Nenhuma placa de “vende-se” ou “aluga-se”. Ninguém morava ali, mas em minha mente aquela casa era minha.
[Engraçado que não pensava nela até começar a escrever esse texto e então ela simplesmente surgiu em minha mente!]
Foi com algum espanto que certa vez, a caminho do ponto de ônibus onde embarcaria numa condução para o trabalho, vi um carro estacionado dentro da garagem. Um carro novo! Que contraste… E o que ele fazia ali? Como ousava invadir aquele espaço? De quem era aquele carro?
Não sei que fim teve a casa…
[Mentira, eu dei um Google nesse instante e descobri que nos últimos 10 anos reformaram e descaracterizaram o que um dia já me encantou. Mal parece a mesma casa.]

Fico pensando…
O que levou aquele lugar a ser abandonado? Por que não há mais vida ali?
Mas ainda há tanta beleza a ser apreciada por aquelas pessoas que têm olhos de ver por trás do abandono, da história perdida, da vida que se foi… Como se o lugar estivesse apenas esperando alguém olhar por ele novamente, resgatá-lo das trevas, trazer cor e alegria, fazê-lo sentir-se útil novamente, em toda sua beleza, sem querer mudá-lo demais.
Como um tesouro em potencial, que poucos são capazes de ver.
É melancólico, meio antiquado, mas tão bonito quando a gente consegue perceber a beleza ali dentro…

Sei lá.
Acho que no fundo já me identifiquei um dia [ou ainda me identifico] com aquilo que vejo e percebo por trás das fotos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“O que você quer ser quando crescer?”

Prefiro um amor de Temperança.